quinta-feira, 2 de julho de 2009

CUIDADOS NO PAGAMENTO!


Negocie com o vendedor a utilização de ferramentas como o Sedex a cobrar, dos Correios, ou um intermediador financeiro. Intermediadores financeiros são empresas que, mediante o pagamento de uma pequena taxa, recebem o dinheiro do comprador e só o liberam para o vendedor quando o comprador manifestar haver recebido o produto em boas condições.
Essas medidas são muito úteis para evitar perder o dinheiro depositando-o antecipadamente na conta de um estranho que pode não enviar o produto. Aumente as cautelas quando o vendedor se negar a utilizar esses expedientes, especialmente se o produto no qual você está interessado for de alto valor.

Caso você decida depositar o valor do produto em uma conta bancária antes de receber o produto, certifique-se de que o titular da conta seja de fato o usuário do site de compra e venda. Lembre-se de que, ao manifestar interesse em um produto, lá no site, este lhe encaminha os dados de contato com o vendedor, incluindo-se aí o nome dele e a localidade em que ele mora.
Aumente as cautelas quando o vendedor pedir para que o depósito seja feito em nome de terceiros, como sócios ou parentes. Evite, também, depositar o dinheiro em conta poupança. Também redobre a atenção quando a agência bancária for de uma cidade diferente daquela na qual o vendedor deveria se encontrar. Isso pode ser feito acessando a página na internet do banco onde se encontra a conta.

Busque sempre fazer o contato com o vendedor através de um telefone fixo. Se o site não puder lhe informar o número de um telefone fixo do vendedor, peça a ele, por e-mail ou pelo celular, essa forma de contato.

Prazo de entrega, formas de pagamento que o vendedor aceita, fornecimento de nota fiscal, tempo de garantia do produto e em que situações ele poderá ser trocado (e como isso será feito) são informações que o anunciante precisa fornecer. Certifique-se de que essas políticas sejam razoáveis.

Tenha cuidado ao abrir anexos ou clicar em links de e-mails que você recebe, ainda que eles aparentemente tenham sido remetidos pelo site de compra e venda no qual você é cadastrado. Eles podem esconder vírus ou programas que visam capturar informações suas. Aumente as cautelas quando o e-mail tiver erros de ortografia e/ou exigir que você coloque sua senha ou outras informações pessoais na resposta ou na página da internet para qual ele remeter. Sempre é bom ao clicar no link contido em um e-mail recebido do site de compra e venda, verificar se a página da internet que abrir é segura

FONTES: http://www.camara-e.net/e-consumidor/#1
http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/pagamento.html

TIRE TODAS AS DUVIDAS!


Uma característica dos sites de compra e venda é a possibilidade de os interessados no produto anunciado fazerem perguntas ao anunciante. Este é o momento de esgotar as dúvidas, avaliar compatibilidade, características e funcionalidades do produto. Aumente as cautelas quando o anunciante não responder às perguntas que são feitas.

Ainda que seja mais barato para o comerciante anunciar seus produtos na internet do que em uma loja física, pagando luz, água e empregados, é impossível comercializar produtos por preços escandalosamente abaixo dos praticados no mercado. Se for o caso, redobre as cautelas.

Uma característica dos sites de compra e venda é a possibilidade de verificar o histórico de negociações do anunciante com outros usuários do site. Esse histórico fica expresso em forma de pontuação ao lado do codinome do usuário, pois cada comprador que manifesta no site ter a negociação sido satisfatória representa um ponto para o vendedor.
Por outro lado, cada comprador insatisfeito representa um ponto negativo no histórico do vendedor. Assim, um vendedor com pontuação alta indica que ele já negociou com muitas pessoas, recebendo delas testemunhos positivos, o que gera uma presunção de idoneidade do vendedor.

Sempre é bom analisar o que as pessoas que negociaram com o vendedor disseram sobre a negociação. Verifique, também, se o usuário é cadastrado no site há tempo suficiente para ter o número de testemunhos positivos que tem, para evitar confiar em alguém que tenha testemunhos forjados.

FONTE:http://www.camara-e.net/e-consumidor/#1
http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/duvida_2.html

VERIFIQUE ONDE VOCE ESTA!


Lembre-se de que é relativamente fácil para alguém que conheça um pouco de informática imitar a aparência de um site. É possível que alguém mal intencionado, portanto, crie um site em tudo igual ao de um site de compra e venda consagrado, com o intuito de se apoderar de dados como senha, telefone e número de cartão de crédito do comprador.
Para tanto, é possível que ele até mesmo imite a URL (o “endereço eletrônico” da página) do site, só fazendo faltar uma letra do nome, por exemplo. Verifique se, no momento em que for solicitado que você digite sua senha ou coloque algum de seus dados pessoais, a URL começa com “https” e se há um cadeado no canto inferior direito da tela.

Aumente as cautelas quando houver alguma alteração em relação à página do site que você já conhece. Páginas que, embora mantendo cores e formatos originais, apresentam alterações e não têm os elementos mencionados acima (ícone de cadeado e “https” no endereço) devem ser evitadas.

Sempre é bom evitar colocar sua senha ou seus dados pessoais em e-mails, ainda que eles aparentemente tenham sido enviados pelo site no qual você se cadastrou.

FONTE: http://www.camara-e.net/e-consumidor/#1
http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/mapa.html

Tenha cuidado ao abrir anexos ou clicar em links de e-mails que você recebe, ainda que eles aparentemente tenham sido remetidos pela loja virtual na qual você é cadastrado. Eles podem esconder vírus ou programas que visam capturar informações suas.
Aumente as cautelas quando o e-mail tiver erros de ortografia e/ou exigir que você coloque sua senha ou outras informações pessoais na resposta ou na página da internet para qual ele remeter.

Sempre é bom ao clicar no link contido em um e-mail recebido da loja virtual, verificar se a página da internet que abrir é segura

FONTE: http://www.camara-e.net/e-consumidor/#1
http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/email.html

REGISTRE TUDO!


Guarde toda informação relacionada à compra. Não delete e-mails. Sempre é bom imprimir o anúncio, as telas de compra e toda a comunicação trocada com a loja. Lembre-se de que o fornecedor de produtos (caso da loja virtual) é obrigado a cumprir com as ofertas que fizer, segundo o Código de Defesa do Consumidor.

FONTE: http://www.camara-e.net/e-consumidor/#1

http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/caderno.html

O PREÇO!


Muitas vezes o preço exibido no anúncio não envolve o custo da remessa do produto até a casa do consumidor. Certifique-se de que o valor do frete esteja claro.

FONTE:http://www.camara-e.net/e-consumidor/#1

http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/super-mercado_2.html

CONDIÇÕES DE COMPRA!


Prazo de entrega, formas de pagamento que a loja aceita, tempo de garantia do produto e em que situações ele poderá ser trocado (e como isso será feito) são informações que a loja precisa fornecer em sua página na internet. Certifique-se de que essas políticas sejam razoáveis.
Aumente as cautelas quando a loja tiver uma política de impossibilitar ou de tornar muito complicada a troca, ou ainda quando a loja se reservar o direito de não efetuar a devolução total do preço pago (fora frete) em caso de produto com defeito.

FONTE:

http://www.camara-e.net/e-consumidor/#1
http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/super-mercado_2.html

VERIFIQUE O PRODUTO!


Evite comprar por impulso. Antes de efetivar a compra, analise bem a descrição do produto, faça comparações, certifique-se de que o produto se encaixa em sua necessidade ou interesse.
Aumente as cautelas quando a loja virtual exibir poucas informações sobre o produto.
Sempre é bom visitar a página do fabricante do produto na internet, quando houver, e confirmar as funcionalidades do produto, tirando dúvidas que talvez a página da loja não tenha conseguido tirar.

FONTE; http://www.camara-e.net/e-consumidor/#1

http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/super-mercado_2.html

A SUA SENHA!


Caso a loja virtual exija a escolha de uma senha quando você se cadastrar, tenha cuidado para eleger uma senha que seja de difícil interceptação por terceiros. Evite senhas que você mantém em outros sites, bem como datas de aniversário (sua ou de familiares), seu número de telefone, palavras conhecidas (como “cavalo”, “casa”, etc) e seqüências numéricas ou alfabéticas (como 12345 ou ABCDEF).
Evite também seqüências de letras como encontradas no teclado do computador (como asdfg). Sempre é bom buscar escolher uma senha entre 6 e 12 caracteres, alternando letras minúsculas, letras maiúsculas e números de forma aleatória.

Caso o site de compra e venda exija a escolha de uma senha quando você se cadastrar, tenha cuidado para eleger uma senha que seja de difícil interceptação por terceiros.
Evite senhas que você mantém em outros sites, bem como datas de aniversário (sua ou de familiares), seu número de telefone, palavras conhecidas (como “cavalo”, “casa”, etc) e seqüências numéricas ou alfabéticas (como 12345 ou ABCDEF). Evite também seqüências de letras como encontradas no teclado do computador (como asdfg).

Sempre é bom buscar escolher uma senha entre 6 e 12 caracteres, alternando letras minúsculas, letras maiúsculas e números de forma aleatória.



FONTE:

http://www.camara-e.net/e-consumidor/#1

http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/super-mercado_2.html

PROTEJA SEUS DADOS!


Ao preencher formulários para uma compra, evite acrescentar informações que não têm nenhuma utilidade prática imediata à concretização do negócio. Sempre é bom ter o máximo de cuidado com sua senha pessoal. Algumas lojas virtuais pedem que você escolha uma senha para poder comprar.
Esta senha, assim como as suas senhas bancárias, devem ser mantidas em total sigilo. Evite informá-las a quem quer que seja, evite responder e-mails que pedem sua senha (mesmo que esses e-mails pareçam ter sido remetidos pela loja na qual você é cadastrado) e evite colocar sua senha em uma página que não seja segura (veja o item 1.2).

Também vale a pena dar uma olhada na Política de Privacidade da loja virtual, para saber qual o compromisso que ela assume no que diz respeito à manipulação dos dados que você confiar a ela. Evite também colocar sua senha ou seus dados pessoais em e-mails, ainda que eles aparentemente tenham sido enviados pelo site no qual você se cadastrou.

Quando em contato com o vendedor, evite passar-lhe informações pessoais que não tenham relação direta com a concretização do negócio.




FONTE:http://www.camara-e.net/e-consumidor/#1

A SEGURANÇA DO SITE!


Toda compra em uma loja virtual implica no envio de dados como número de telefone, endereço para entrega, número do cartão de crédito etc. É importante, portanto, averiguar se a loja é segura, ou seja, se ela toma as medidas necessárias para evitar que esses dados sejam interceptados e utilizados de forma imprópria. Faça isso averiguando se existe um ícone em forma de um cadeado no canto inferior direito da tela. Lojas seguras também têm seu endereço eletrônico começando com a sigla “https”. Lembre-se de que é relativamente fácil para alguém que conheça um pouco de informática imitar a aparência de um site. É possível que alguém mal intencionado, portanto, crie um site em tudo igual ao de uma loja virtual consagrada, simulando a venda de produtos com o intuito de se apoderar de dados como senha, telefone e número de cartão de crédito do comprador.
Para tanto, é possível que ele até mesmo imite a URL (o “endereço eletrônico” da página) do site, só fazendo faltar uma letra do nome, por exemplo. Aumente as cautelas quando houver alguma alteração em relação à página da loja virtual que você já conhece. Páginas que, embora mantendo cores e formatos originais, apresentam alterações e não têm os elementos mencionados acima (ícone de cadeado e “https” no endereço) devem ser evitadas.

IDENTIFIQUE O FORNECEDOR!


Ao interessar-se por adquirir um produto anunciado em uma loja virtual, o primeiro passo é procurar no site a identificação da loja. Averigue se há no site informações sobre razão social, CNPJ, endereço e outras formas de contato além do e-mail.
Aumente as cautelas quando o site exibir como formas de contato, além da própria plataforma online, apenas um telefone celular. Sempre é bom comprar em estabelecimentos conhecidos, dos quais você tenha colhido bons testemunhos com amigos ou familiares.

CREDITOS: http://www.camara-e.net/e-consumidor/#1

LOJAS VIRTUAIS!


Lojas virtuais são empresas que anunciam à venda produtos ou serviços sob seu próprio nome. Elas podem ter estabelecimentos físicos também ou não. O que importa é que a própria empresa mantenedora do site é quem está de fato vendendo os produtos ou serviços anunciados, como se tratasse de uma loja mesmo, apenas alocada não no espaço físico, mas na internet. Veja algumas cautelas simples e úteis que você pode tomar quando se interessar por um produto anunciado por uma loja virtual.

Sites de compra e venda são também conhecidos como “sites de leilão”. Esses sites são fornecedores de serviços (e não de produtos, como a loja virtual) e oferecem espaço para que terceiros anunciem seus produtos à venda, de forma bem parecida com a que jornais fazem em suas sessões de classificados. Assim, a compra será efetuada não do site, mas de um terceiro, responsável pelo anúncio. Adote as seguintes cautelas e boas compras!



FONTE: http://www.camara-e.net/e-consumidor/#1

DICAS PARA BOAS COMPRAS NA INTERNET!


A internet tem se revelado uma excelente ferramenta para compras. Ela permite que o consumidor compare preços, pesquise funcionalidades dos produtos e adquira o que melhor lhe convém confortavelmente, sem sair de casa e sem precisar adaptar-se aos horários das lojas convencionais.
A desnecessidade de manter espaços físicos como lojas, aliada à forte concorrência que acontece no ambiente virtual, faz com que a internet também se mostre um excelente barateador de preços.

Além disso tudo, a rede mundial funciona como uma enorme vitrine, possibilitando que os produtos anunciados em qualquer canto do Brasil sejam visualizados em tempo real do outro lado do país, o que seria impossível no ambiente “não virtual”.

Muitas pessoas, contudo, hesitam antes de aventurar-se nesse novo modelo comercial por medo de fraudes de todo tipo. Más experiências de consumidores no comércio eletrônico são franca minoria, mas apesar disso, elas alertam para a necessidade de se tomar algumas cautelas básicas ao comprar pela internet. Essas cautelas poderão evitar contratempos e dissabores.

CREDITOS PARA:
http://www.camara-e.net/e-consumidor/#1