quinta-feira, 2 de julho de 2009

CUIDADOS NO PAGAMENTO!


Negocie com o vendedor a utilização de ferramentas como o Sedex a cobrar, dos Correios, ou um intermediador financeiro. Intermediadores financeiros são empresas que, mediante o pagamento de uma pequena taxa, recebem o dinheiro do comprador e só o liberam para o vendedor quando o comprador manifestar haver recebido o produto em boas condições.
Essas medidas são muito úteis para evitar perder o dinheiro depositando-o antecipadamente na conta de um estranho que pode não enviar o produto. Aumente as cautelas quando o vendedor se negar a utilizar esses expedientes, especialmente se o produto no qual você está interessado for de alto valor.

Caso você decida depositar o valor do produto em uma conta bancária antes de receber o produto, certifique-se de que o titular da conta seja de fato o usuário do site de compra e venda. Lembre-se de que, ao manifestar interesse em um produto, lá no site, este lhe encaminha os dados de contato com o vendedor, incluindo-se aí o nome dele e a localidade em que ele mora.
Aumente as cautelas quando o vendedor pedir para que o depósito seja feito em nome de terceiros, como sócios ou parentes. Evite, também, depositar o dinheiro em conta poupança. Também redobre a atenção quando a agência bancária for de uma cidade diferente daquela na qual o vendedor deveria se encontrar. Isso pode ser feito acessando a página na internet do banco onde se encontra a conta.

Busque sempre fazer o contato com o vendedor através de um telefone fixo. Se o site não puder lhe informar o número de um telefone fixo do vendedor, peça a ele, por e-mail ou pelo celular, essa forma de contato.

Prazo de entrega, formas de pagamento que o vendedor aceita, fornecimento de nota fiscal, tempo de garantia do produto e em que situações ele poderá ser trocado (e como isso será feito) são informações que o anunciante precisa fornecer. Certifique-se de que essas políticas sejam razoáveis.

Tenha cuidado ao abrir anexos ou clicar em links de e-mails que você recebe, ainda que eles aparentemente tenham sido remetidos pelo site de compra e venda no qual você é cadastrado. Eles podem esconder vírus ou programas que visam capturar informações suas. Aumente as cautelas quando o e-mail tiver erros de ortografia e/ou exigir que você coloque sua senha ou outras informações pessoais na resposta ou na página da internet para qual ele remeter. Sempre é bom ao clicar no link contido em um e-mail recebido do site de compra e venda, verificar se a página da internet que abrir é segura

FONTES: http://www.camara-e.net/e-consumidor/#1
http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/pagamento.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário